terça-feira, 3 de novembro de 2015

A SOLIDARIEDADE DOS POBRES É ABENÇOADA

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

1 Rs 17,10-16; Sl 145; Hb 9,24-28; Mc 9,24-28


Ser pobre segundo o Evangelho é ser consciente das próprias necessidades e manter-se humilde diante de Deus e dos outros. Ninguém chega a uma experiência de união espiritual com Deus sem um profundo espírito de pobreza pessoal. O exibicionismo social e religioso reduz a fé a uma farsa. A pobreza evangélica produz a confiança incondicional em Deus e se manifesta na generosidade em partilhar o pouco ou muito que se possui.

“Elias lhe disse então: Não tenhas medo, vá e faz o que eu te disse”. O apego aos bens, poucos ou muitos, cria a ilusão da segurança, bloqueia a disposição de partilhar, torna as pessoas egoístas e as empurra para a ganância, quando o acumular de bens se transforma em vicio. Elias leva a viúva a confiar totalmente em Deus, partilhando com ele o pouco que possui. E ela é abençoada por Deus, sua farinha e seu azeite jamais acabarão.

Cristo não entrou em um santuário feito por mão humana...mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus em nosso favor”. Muito mais do que o profeta Elias, Jesus deve ser a razão maior de nossa segurança. Um cristão não pode apegar-se aos tesouros da terra, que a traça corrói e a ferrugem destrói. Seu tesouro maior é o Senhor, por tudo que Ele realizou por nós e pela esperança de vida que Ele nos oferece. È nele que nosso coração deve encontrar sua segurança.

“Esta viúva pobre deus mais do que todos os outros... deu tudo que possuía, tudo o que tinha para viver”. “Quem a Deus possui nada falta”, Quem confia totalmente em Deus supera o medo de lhe faltar o necessário e sabe partilhar com alegria e generosidade. Jesus desaprova a oferta dos ricos, que fazem não tanto para partilhar ou expressar sua pobreza diante de Deus, mas para se exibirem diante dos outros. E abençoa a oferta da viúva pobre, cuja moeda é o símbolo de toda sua vida, é a manifestação de sua pobreza e de sua confiança absoluta em Deus. Ela partilha até o que poderá lhe fazer falta. Eis porque a solidariedade dos pobres é abençoada por Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário